sexta-feira, 30 de abril de 2010

Década de 1990: Pop Punk

O Pop Punk foi o principal responsável pelo suscesso e revivalismo do punk rock na década de 1990, e tinha como seus principais nomes as bandas Green Day, Blink 182, Offspring, Sum 41 e outras. Green Day foi e é banda com mais sucesso no pop punk da década de 90.

O estilo nasceu na costa oeste americana pelo final dos anos 1980 e início dos anos 1990, principalmente na Califórnia, iniciada por adolescentes influenciados pela música punk da década anterior e um pouco pelo som do grunge, apesar de não adotarem a atitude dos mesmos e não fazerem parte do movimento punk.

A sonoridade do Pop Punk se caracteriza por uma batida de punk rock bem mais leve que a original, vocal limpo e agudo, contrabaixo com arranjo independente e guitarras em harmonia, com direito a solos curtos, porém seguindo regras musicais, campo harmônico, melodias agradáveis, entre outros. É um gênero muito polêmico muitas vezes considerado errôneo ou até mesmo inexistente, e geralmente desprezado pelos punks, pois no geral as bandas são completamente comerciais na opinião dos punks e não adotam a postura ou a atitude das bandas punks tradicionais. As letras falam apenas sobre coisas de adolescentes, como namoro, garotas, colégio, país, bebidas, festas, skate e tudo mais que faz parte da cultura da classe média e rica dos jovens americanos.

No visual do Pop Punk usa-se bastante calças folgadas, bermudas, camisas de malha, tênis, roupas da moda ou de marca, cabelo espetado ou careca, boné ou touca, piercings e tatuagens.

O suscesso comercial do estilo abriu várias portas para algumas bandas antigas de punk rock dos anos 1970 ou 1980 voltarem à atividade e foi um dos principais responsáveis pelo suscesso do estilo nessa época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário